Pra quem acompanha as notícias do mundo dos games já deve saber que uma vez a produção do jogo Cyberpunk 2077 atrasou e isso significa que ele vai ficar de fora do Game Of The Year (GOTY) do ano de 2020

A nova data de lançamento é dia 10 de Dezembro e sabe-se lá se vão conseguir mantê-la.

Afinal, a equipe de mídias sociais fez questão de confirmar pra um monte de gente que podiam pedir até mesmo dia de folga no trabalho:

Segundo o Jason Schreier um dos jornalistas mais influentes do mundo dos games, os desenvolvedores descobriram do atraso junto conosco:

Game of the Year (GOTY)

Assim como no caso de Smash Bros. Ultimate o jogo vai estrear tarde o suficiente no ano pra não competir com os demais lançamentos pelo prêmio de Jogo do Ano:

Acho que nada mais justo já que forçarão aos avaliadores a analisarem o jogo na pressa somente para ele ter uma chance de competir.

É claro que sempre vai dar espaço para teorias de conspiração e tem gente que fala que é só pra que The Last of Us 2 ganhe o prêmio.

Lembrando apenas que existem outras premiações além da The Game Awards e outras podem ter critérios diferentes de avaliação.

Eu estou apostando, no entanto, que o jogo vai ser adiado uma vez mais, sendo lançado em 2021 e aí sim ficaria de fora de todas as premiações.

Crunch

Cyberpunk 2077 já se meteu em várias polêmicas, devido ao longo tempo de produção e ainda assim ter a necessidade de crunch.

Crunch, para quem não sabe, é a prática de fazer funcionários de uma empresa, mais notavelmente desenvolvedores, trabalharem longas horas pra cumprir um prazo.

A indústria, infelizmente, se tornou dependente do crunch e cada vez mais se arranca da pele dos desenvolvedores, o que falta de gestão dos executivos.

7 anos de produção

Um dos meus seguidores acabou me lembrando que Cyberpunk foi anunciado há tempo pra caramba.

Esse seguidor chegou e falou que estava animado para o jogo pois ele foi anunciado quando ele tinha 13 anos e hoje em dia ele tem 20.

7 anos de produção para nos meses finais exigirem semanas de 100 horas não fazem muito sentido na minha cabeça, não sei para vocês.

Eu acredito que não há problema nenhum em um jogo levar bastante tempo pra ser feito, nas palavras de Shigeru Miyamoto, que estampa a capa desse post:

“Um jogo atrasado é eventualmente bom,

Um jogo ruim é ruim para sempre” – Shigeru Miyamoto

Claro que Miyamoto não devia esperar coisas como No Man’s Sky ou Fallout 76, jogos que tentam desafiar essa regra.

Eu espero que Cyberpunk 2077 lance só ano que vem e que seja O JOGO que todos merecem, incluindo os desenvolvedores, deem o tempo necessário para que o jogo lance PRONTO.

Boicote

As pessoas que são contra o crunch e querem ser ATIVAMENTE contra o Cyberpunk 2077 sugerem, geralmente, um boicote.

Muito discute-se sobre a efetividade de um boicote desses lançamentos blockbusters

Historicamente, não existem casos de sucesso de boicote que tenham criado um impacto grande o suficiente pra causar uma mudança nessa indústria

Na minha opinião, existem campanhas bem mais efetivas e que não acabam respingando nos desenvolvedores, até porque a CD Projekt Red já prometeu ao público de que compartilharia parte dos lucros das vendas com os desenvolvedores.

Isso significa que ao não comprar o jogo, estaríamos apenas dando menos dinheiro para desenvolvedores.

Um dos exemplos mais interessantes que eu já vi acontecendo, foi o backlash que a EA recebeu ao tentar implementar loot boxes nos jogos de Star Wars.

Um dos comentários deles no Reddit se tornou o comentário mais negativado da história do portal e eles simplesmente MUDARAM a estratégia pra cima do jogo.

Será que não devíamos fazer uma campanha contra o crunch específico e pedirmos para adiarem o jogo por um tempo mais factível? É só uma sugestão, claro.

É claro que falar de Cyberpunk 2077 nesse momento vai contra os ânimos da, famigerada, comunidade gamer.

Um dos desenvolvedores chegou a mencionar que eles estão recebendo ameaças de morte:

Essa é uma demonstração óbvia de que as pessoas estão agindo por impulso e não por nenhum traço racional, já que se você matar os desenvolvedores o jogo vai atrasar mais ainda, não é óbvio?

Jamais defenderei o crunch, até porque, quem ouviu meu podcast sabe meu histórico com burnout, mas precisamos ser mais inteligentes!

Só pra mudar o tom do post…

Para não acabar o post com algo tão negativo, fiquem aí com as piadas que outras devs fizeram com o atraso de Cyberpunk 2077:

Lembrando que se você ainda não comprou Cyberpunk 2077, começaram as vendas dos Steelbooks do jogo no Brasil.

O preço está até que bem justo, já que com algumas promoções fica mais barato ainda que a versão normal.

Steelbook Valentinos:

Versão PS4 / Versão Xbox
Steelbook Voodoo Boys:

Versão PS4 / Versão Xbox
Steelbook Maelstrom:

Versão PS4 / Versão Xbox

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *