As RTX 3000 e mais notavelmente as RTX 3070 acabaram de ser lançadas, inclusive no Brasil.

Eu fiz um vídeo explicando o porquê eu acho que a maioria das pessoas vão estar BEM atendidas pelas RTX 2000 que estão ficando mais baratas, mas isso depende de vários fatores!

O custo das RTX2000 é bem menor, mas ainda não baixaram o suficiente pra se equilibrar com o custo x benefício das RTX 3000, portanto eu PRESUMI que isso vai mudar até a Black Friday.

Eu explico em detalhes no post a seguir:

Benefício:

As RTX 3000 são, sem sombra de dúvidas muito mais poderosas do que as RTX 2000 e esse roadmap vazado de uma reunião da interna da EVGA comprova isso:

Isso mostra que a RTX 3060(que ainda não tem preço divulgado, mas presume-se que custará em torno de 350 USD) é tão poderosa quanto a RTX2080 que era vendida por 699 USD.

Parece óbvio, então, que nós devemos comprar as RTX 3000, certo? Muito mais poder por um preço menor, o que há de errado nisso?!

Estoque

A resposta é simples, nós estamos no Brasil, durante uma pandemia e o dólar tá custando 6 reais e daqui 1 a mês nós teremos a Black Friday.

Imaginem o seguinte, o mundo inteiro está enfrentando problemas de suprimentos para fabricação de eletrônicos.

A NVIDIA também não escapou disso e essa falta está se traduzindo em estoques minúsculos que acabam incrivelmente rápido.

A Lei da Oferta e da Demanda diz que se você tem pouco estoque, logo a oferta está em baixa, comparado com a demanda que está em ascensão!

O que isso significa? Significa que os preços estão DISPARANDO insanamente.

Custo

Pensem assim, não basta vermos gráficos que os youtubers e influencers estão pegando dos EUA e falar que isso se aplica à nossa realidade também, não faz sentido.

Aqui no Brasil, o dólar que tá a 6 reais, para tecnologia, essa conversão já praticamente dobrou.

Produtos de 400 dólares estão sendo vendidos por 4 mil reais e as placas de vídeo estão conseguindo levar essa conversão a um outro patamar.

Por outro lado, nós temos as RTX 2000 com o preço despencando.

Não atingimos ainda o ponto de equilíbrio, sem dúvida, o Custo x Benefício das RTX 3000 ainda é incrível, mas o custo puro delas está simplesmente muito alto e o estoque inconstante.

Você não pode simplesmente decidir comprar uma RTX 3080 HOJE e garantir que vai ter disponível em algum site pra você comprar.

Caso você ache alguma disponível, pode ter certeza que os 699USD que elas custam nos EUA se tornarão por volta dos 8000 reais no Brasil.

Já uma RTX 2070 Hall of Fame, já apareceu antes mesmo de qualquer Black Friday por 2,999 reais.

Tenham em mente que esse meu post, nem meu vídeo são verdades absolutas, eu entendo que eu estou reportando algo com data de validade.

Eu precisava falar sobre isso, porque simplesmente a maioria dos influencers estão sendo alimentados de notícias estrangeiras e reproduzindo-as aqui, simplesmente ignorando a realidade local.

Casos de uso

Não me entendam errado, por favor, eu não estou querendo dizer que as RTX 2000 são muito melhores compras do que as RTX 3000.

Porém, segundo dados oficiais do Steam, a esmagadora maioria dos players ainda usa monitor Full HD (1920×1080):

Clique para a fonte dos dados

Vou ser sincero com vocês, um monitor Full HD de até 24″ na distância padrão de um escritório é mais do que o suficiente pra maior parte dos casos.

Peguei um exemplo de benchmark canal JayzTwoCents pra demonstrar que 1080p e 1440p tem resultados muito próximos na maioria dos casos:

Como podem ver, o maior desafio, na maioria dos casos é na resolução 4K e mesmo assim, essas super placas ainda tiram de letra.

Maior a resolução, melhor precisa ser a GPU

Como eu tinha dito no meu vídeo, se você tá usando um monitor de resolução 1440p ou maior, cada vez menos o seu computador depende da sua CPU e cada vez mais da GPU, vejam esse exemplo:


No vídeo vemos um i3 vs. um i9, ambos pareados com uma RTX 2080ti, rodando os jogos em 4K.

Você consegue facilmente perceber que a maioria dos jogos tem uma melhoria ínfima na performance usando um processador bem mais caro.

Isso significa que se o seu objetivo é rodar jogos em altíssima resolução, menor o investimento necessário em CPU e maior em GPU.

Concluindo…

Se você usa um monitor 1080p e curte games, pense em fazer um upgrade no seu monitor para um de resolução maior.

Cada vez mais as placas de vídeo estão sendo feitas pensando em resoluções maiores.

Caso você esteja satisfeito com o seu atual monitor 1080p e não pensa em trocar nos próximos anos, considere as seguintes opções para o seu upgrade:

  • GTX 1660 (preferencialmente pagando 1300 reais ou menos)
  • RTX 2060 (preferencialmente pagando 1800 reais ou menos)
  • RTX 2060  Super (preferencialmente pagando 2000 reais ou menos)
  • RTX 2070 (preferencialmente pagando 2200 reais ou menos)
  • RTX 2070 Super (preferencialmente pagando 2700 reais ou menos)

Escolhendo, é claro, a que melhor se encaixa no seu budget e aproveite os jogos lançamento rodando todos de maneira satisfatória pelos próximos anos.

A diferença de preço nessas placas para as RTX 3000 é grande o suficiente pra você fazer um upgrade em outras partes do seu PC.

Claro que você também pode pegar essa grana a mais, guardar e esperar toda essa loucura de estoques, pandemia e dólar alto passar e comprar a RTX 3000 mais recente daqui a 2 ou 3 anos.

Por último, se você já tem um monitor de resolução mais alta ou pensa em fazer um upgrade em breve, aí não resta dúvidas de que você vai precisar engolir seco e comprar uma RTX 3000!

 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *